Pular para o conteúdo
Início » Gênesis 1

Gênesis 1

  • por

No começo, Deus criou o céu e a terra. A Terra estava sem forma e vazia, na escuridão sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre as águas.

E então Deus falou: “Que haja Luz!”, e a Luz existiu. E Deus viu que a luz era boa e separou as trevas.

E então Deus criou a luz, que chamou de Dia e as trevas que denominou Noite.

Assim foi marcado o primeiro dia no calendário, com o anoitecer e o amanhecer.

Então, Deus disse: Que se crie uma divisão entre as águas e as águas.

E assim foi feito.

E então, Deus fez a expansão no céu e criou uma separação entre as águas abaixo da expansão e as águas que ficavam acima dela; e assim foi.

Então, Deus nomeou a expansão firmamento, e foi tarde e manhã, o segundo dia.

Então, Deus falou: Que as águas se juntem debaixo dos céus num só lugar; e que a terra seca apareça. E isso foi feito.

Deus deu nome à parte seca da Terra e ao conjunto de águas, que chamou Mares.

Ao olhar para aquilo, ele percebeu que estava tudo muito bom.

E Deus falou: “Que a terra produza vegetação: plantas que deem sementes, árvores frutíferas segundo suas espécies, e cujas sementes estariam na terra”. E assim começou.

E então a terra começou a crescer erva, segundo o seu tipo, e produzir árvores frutíferas, de sementes próprias de cada espécie; e Deus viu que era bom.

E foi assim que o terceiro dia chegou ao fim, com o sol se pondo no horizonte.

E então Deus falou: “Que haja luzes brilhando no céu, para separar o dia da noite. Elas servirão como sinais notáveis, marcando datas e anos.”

E então, para iluminar os céus distantes e a terra, foram criados os luminares. Assim foi feito.

Então, Deus fez os dois grandes luminares: um para governar o dia e outro para governar a noite, e criou também as estrelas.

Então, Deus colocou as estrelas nos céus para iluminar a Terra.

E para presidir o dia e a noite, separando a luz das trevas; e o Senhor viu que era justo. Nessa noite e manhã, foi o quarto dia.

Então Deus falou: “Deixem as águas teem de seres vivos e as aves voem livremente sob o céu aberto.”

Então, Deus criou as grandes baleias e todos os répteis de alma vivente que abundantemente existem nas águas segundo suas espécies.

Além disso, todas as aves com suas próprias espécies. Ao ver o resultado, Deus ficou satisfeito por perceber que Sua obra era boa.

Então, Deus abençoou-os e disse: “Cresçam e multipliquem-se! Encham os mares com suas águas e as aves se multipliquem na Terra”.

E assim terminou o quinto dia, com a tarde virando noite.

Então, Deus disse: “A terra deve produzir vida segundo as suas espécies: animais, répteis e outros seres da terra segundo suas espécies. E assim aconteceu.”

Então, Deus criou as feras da terra segundo a sua espécie, o gado de acordo com a sua espécie e todos os répteis da terra de acordo com a sua espécie. E Deus viu que era bom.

Então, Deus disse: Criemos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança; que ele domine os peixes do mar, as aves do céu, o gado, todas as terras e tudo o que se move sobre elas.

Como diz a Escritura, Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança; homens e mulheres foram criados por Ele. Deus abençoou Adão e Eva, dizendo-lhes para serem felizes, se multiplicarem e encherem a terra.

Ele lhes deu o poder de domínio sobre todos os animais, tanto nos mares quanto no céu, entre eles os peixes e as aves.

Deus disse: “Eu lhe dou todas as plantas que têm sementes e todas as árvores que têm frutos com sementes para serem usados como alimento”. Tudo isso está espalhado por toda a terra.

Então, a todos os animais da terra e às aves do céu, bem como todos os répteis que possuem alma viva, foi dada uma dieta baseada em vegetais. E assim foi.

E quando Deus viu tudo o que havia feito, viu que era muito bom.

Foi então a tarde e a manhã do sexto dia.